Número de casos suspeitos de dengue na Paraíba sobe 119,35%



O número de casos suspeitos de dengue na Paraíba subiu em 119,35% nos primeiros 90 dias de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Foram 2.448 casos, 1.372 a mais que nos primeiros 90 dias do ano passado, quando foram notificadas 1.116 suspeitas de dengue.

Para a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica, Izabel Sarmento, esse aumento é resultado de campanhas de mobilização para encontrar possíveis casos. “Tal situação pode estar associada ao alerta da SES [Secretaria de Estado da Saúde] sobre a importância da notificação de casos da doença, bem como as ações do dia D+1, realizado em 7 de fevereiro, quando os municípios fizeram uma mobilização envolvendo a população e profissionais de saúde para esclarecimentos sobre a prevenção e condução clínica adequada da dengue e da chikungunya”, afirmou.
Três mortes foram registradas. Uma na cidade Marcação, outra em Duas Estradas e mais uma em Alhandra. Em Marcação, o resultado da investigação indicou que a morte foi por outras causas. As outras duas mortes estão em investigação e aguardam resultado do laboratório.
Ainda foram registrados cinco casos suspeitos de febre chikungunya. As cidades de Pombal, Alhandra e Campina Grande notificaram um caso cada. Já em Umbuzeiro, foram dois registros. “Todo caso suspeito de febre chikungunya é de notificação compulsória imediata e deve ser informado em até 24 horas às esferas municipal, estadual e federal. Para a notificação, os contatos da SES são: 0800-281-0023, (83) 3218-7331 e (83) 8828-2522”, explicou a gerente executiva da Vigilância Epidemiológica, Renata Nóbrega.
O levantamento ainda informa que, em março de 2015, apenas 207 municípios realizaram o estudo. Estão em situação de risco 66 municípios, 99 em situação de alerta e 42 em situação satisfatória, de acordo com os indicadores do Ministério da Saúde.

g1 pb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção e Taperoá enlutadas! Acidente automobilístico deixa duas vítimas fatais na BR-230 próximo a Juazeirinho; fotos

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá