Mais de 150 mil pessoas trocam folia por reflexão em encontros que tornam CG na Capital da fé




Enquanto muitas cidades brasileiras são agitadas pelo barulho e pela folia do Carnaval, Campina Grande, a 120 quilômetros da capital João Pessoa prefere a reflexão e o silêncio. Todos os anos, a cidade se transforma na capital mundial da fé. Longe do barulho dos trios elétricos, e das praias que nessa época são invadidas por milhares de pessoas, os fiéis aproveitam os três dias de carnaval para se entregarem ao louvor e oração. Este anos, mais de 150 mil pessoas de diversas parte do Brasil, estão participando dos encontros religiosos.


A cidade realiza pelo menos 7 grandes encontros religiosos nesse período de momo, o que aquece o chamado turismo religioso. Mais uma vez, a cidade se transformará em um grande templo ecumênico, com encontros para todos os gostos. Devido aos eventos religiosos, os hotéis da cidade praticamente estão com as ocupações lotadas. A rede hoteleira e o comércio lucram nesse período do ano.


Orações, apelos pela cultura de paz e a civilização do amor, transformam Campina numa espécie de "Meca" nordestina. Um dos maiores eventos do gênero é o Consciência Cristã, que este ano completa 17 anos de existência. O evento Organizado pela Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC – foi aberto na última quarta-feira (12), no Parque do Povo, e se estenderá até a próxima terça-feira dia 17. Somente na noite de abertura, 8 mil pessoas assistiram a preleção de Hernandes Dias Lopes, líder da Igreja Presbiteriana de Vitória (ES). O pastor presbiteriano pregou a respeito de Jó, destacando a fé sincera e íntegra que ele teve nos momentos de aflição e incentivando os presentes a seguir este exemplo.


A organização do evento espera mais de 100 mil visitantes nesta edição. Para atender toda a demanda, o sistema de transporte público começa a operar em horário especial. Os ônibus circularão até às 00h30.

Algumas ruas próximas ao Parque do Povo foram interditadas pela Superintendência de Trânsito e TransportesPúblicos (STTP) para melhor fluxo do trânsito.

A 17º edição da Consciência Cristã contará com 26 palestrantes, entre nomes internacionais e nacionais, para os seis de encontro. Uma livraria e um restaurante também serão montados nos pavilhões. A programação completa pode ser acessada.


De acordo com o pastor Euder Faber, coordenador geral do evento, as novidades este ano ficam por conta das pregações dos americanos Justin Peters e Josh McDowell, que inclusive ministrarão algumas de suas palestras no Templo Central da Igreja Assembleia de Deus dentro da programação paralela do evento.

Uma estrutura montada no Parque do Povo deverá receber cerca de 10 mil visitantes diariamente, com 17 ambientes.

Apontado como um dos maiores eventos do gênero do mundo, o Consciência Cristã de destaca pelos números expressivos. Ao todo, 16 eventos paralelos estarão acontecendo simultaneamente, sendo que a maioria se concentra no Parque do Povo onde mais uma vez foi instalado uma Tenda Principal, conhecida como representação do Tabernáculo Bíblico, capaz de comportar 7 mil pessoas. Os outros eventos acontecem  em 10 ambientes simultâneos em áreas adjacentes do Parque do Povo como Centro Cultural, Teatro Rosil Cavalcanti, Clube da Bolsa e em cinco templos evangélicos na área central de Campina Grande como a Congregacional na Rua Treze de Maio, Primeira Igreja Batista, na Assembleia de Deus localizada na Rua Antenor Navarro e a Presbiteriana Central.


MIEP - Nessa atmosfera espiritual, o Movimento de Integração do Espírita Paraibano (Miep) se destaca por ser um dos mais antigos na cidade e que este ano chega na sua 42ª edição.

Este ano, o MIEP acontece entre os dias 13 a 17 de fevereiro, no colégio Estadual da Prata. Este ano, o encontro tem como tema “Justiça Divina, Amor e Misericórdia” e contará com a participação do espirita Dvaldo Franco.


O MIEP conta com apresentações musicais, oficinas, palestras, seminários e mesas-redondas, além de programação infantil e adolescente.

O encontro tem início na tarde do dia 13, com Credenciamento e Recepção aos participes, além de palestra de abertura com Divaldo Pereira Franco, com o tema: ‘Vida: desafios e soluções’


Nos dias seguintes, o evento segue com palestras, seminários e mesas-redondas. Acontecem ainda oficinas de língua grega do Novo Testamento e de Esperanto, também de meditação, ioga, respiração e Tai-chi-chuan.


Crescer – A opção dos católicos é o Crescer – O Encontro da Família Católica que este ano acontece a partir deste domingo (15) e se estende até a 17 de fevereiro na casa de show Spazzio. Promovido pela Comunidade de São Pio X, o Crescer completa este ano 18 anos. Uma das novidades é a mudança de local da realização.

Em novo lugar e com pregadores de renome nacional, o encontro, organizado pela Comunidade de São Pio X, trará pregações dos padres Chrystian Shankar (Arquidiocese de Divinópolis – Minas Gerais) e Adriano Zandoná (Comunidade Canção Nova – São Paulo).

“Na nova sede, o Crescer oferecerá ao público oito mil metros quadrados de área, Praça de Alimentação, exposição de serviços e artigos para a família e um maior estacionamento”, ressaltou Gustavo Lucena, coordenador-geral do Crescer.


A programação acontecerá das 8h às 19h, a cada dia, e refletirá sobre os temas Fé, Esperança e Caridade no âmbito familiar. De acordo com a coordenação do evento é esperado um público circulante superior a 45 mil pessoas que devem vir através das caravanas das paróquias da Diocese de Campina Grande, bem como de outras paróquias de toda a Paraíba.


O público infantil que for ao encontro terá um espaço destinado a ele. O Crescer com as Crianças trará uma programação especial com recitação do terço, louvor e brincadeiras para que as crianças possam aproveitar o evento como uma experiência de evangelização. A STTP vai disponibilizar ônibus do Terminal de Integração direto para o Spazzio.


Amigos do Torá - A comunidade judaica existente em Campina Grande, também tem um encontro próprio para refletir durante o carnaval. A nona edição do encontro Amigos da Torá, também promete levar uma mensagem de paz. Este ano, o encontro acontecerá no prédio da Secretaria de Cultura, onde funcionou o antigo Museu de Arte Assis Chateaubriand no largo do Açude Novo. E vai debater sobre a intolerância religiosa. Este ano, o encontro vai mostrar a visão e as celebrações judaicas. Segundo o presidente da Associação Amigos do Torá Davi Meneses (Davi Ben), este ano o evento terá muitas novidades e será transmitido ao vivo pela internet sendo o primeiro a ser vistos nos cinco continentes.


Nova Consciência – Ciência, cultura e arte. Com uma proposta de congregar as diversas correntes religiosas, filosóficas e culturais, o Encontro da Nova Consciência que este ano chega a 24º edição. Este ano o Encontro tradicional na Rainha da Borborema, terá como tema “Desafios para um Futuro Possível”, e será realizado de 13 a 17 de fevereiro, deste ano no SESC Centro Campina Grande. A organização espera em média cinco mil pessoas participando do evento por dia.


No evento acontece o Almaval - o Carnaval da Alma; celebração de valores que envolvem corpo - mente - espírito. O Encontro da Nova Consciência é um evento único no mundo conseguindo envolver em um período de cinco dias, as maiores personalidades nacionais e internacionais, para a abordagem de temas de interesse da humanidade, exercitando a tolerância, o diálogo Inter-Religioso, o Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social. Outros retiros espirituais deverão movimentar a Rainha da Borborema durante o período do carnaval, a exemplo do encontro das comunidades católicas Remidos e Shalom.





PBagora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção e Taperoá enlutadas! Acidente automobilístico deixa duas vítimas fatais na BR-230 próximo a Juazeirinho; fotos

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá