Projeto deve levar água encanada a cerca de 100 famílias no Agreste da PB
Aproximadamente 100 famílias que vivem da agricultura no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste da Paraíba, a 107 quilômetros de João Pessoa serão beneficiadas com o Projeto Rio Mamanguape 2, que tem patrocínio da Petrobras e tem como objetivo proporcionar o Sistema de Abastecimento Singelo, que leva água encanada aos contemplados.
A medida deve amenizar os problemas trazidos aos agricultores em momentos de escassez de água, tão comuns no interior do estado, sobretudo em períodos de estiagem.
Antes da implementação são necessários estudos, que já vem sendo realizados pela equipe Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste (Coopacne) – responsável pela execução do Projeto, que está focada no diagnóstico socioambiental e em um levantamento georreferenciado de toda a área.
Outra medida de pré-instalação é o questionário socioeconômico que vem sido realizado com os futuros beneficiários. Já levantamento sobre as características geográficas da área está sendo produzido pelo engenheiro Tiago Fernandes da Silva, que foi contratado pela Coopacne. “Antes de começar o processo de implantação do Sistema de Abastecimento Singelo é necessário identificar e conhecer toda a área que será atendida. Precisamos criar um diagnóstico fiel para evitarmos qualquer tipo de surpresa na execução do projeto” comentou o profissional.
Após a finalização dos estudos preparatórios, o projeto deve seguir com a fase de nivelamento de área, definição de fontes que servirão como mananciais, localização de reservatórios e elaboração da rede de distribuição.
O modelo de Sistema de Abastecimento Singelo permite que água de boa qualidade chegue às residências dos beneficiados canalizadas; o que facilita o acesso e em outros municípios, onde a medida já foi implementada vem representando um importante avanço na qualidade de vida.
Sobre
O Projeto Rio Mamanguape-Fase II é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo geral trabalhar na conservação e preservação das nascentes do Rio Mamanguape, estimulando o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência, tendo como eixo principal o uso e o manejo racional dos recursos hídricos e qualidade de vida da população ribeirinha.
A ação, que em 2015 completa 10 anos de atuação nas regiões Agreste e Brejo do estado da Paraíba, atende a oito municípios: Lagoa Seca, Alagoa Nova, Areial, Matinhas, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas e Pocinhos.
Portal correio
Comentários
Postar um comentário