Utilização do canabidiol é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou a utilização compassiva do canabidiol para o tratamento de epilepsias em crianças e adolescentes que são imunes aos tratamentos convencionais. Segundo o CFM, as regras para utilização deste medicamento vão seguir determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o CFM a avaliação de vários documentos confirmou que ainda não há evidências científicas que comprovem que os canabinóides são totalmente seguros e eficazes no tratamento de casos de epilepsia. Com isso, medicamento só pode ser usado caso o tratamento com as substâncias convencionais não resultem resultados satisfatórios.

A decisão do CFM deverá ser revista em dois anos, quando serão avaliados novos elementos científicos. “ No caso do canabidiol, até o momento, os estudos realizados em humanos têm poucos participantes e não são suficientes para comprovar sua segurança e efetividade. Diante desse quadro, é importante desenvolver urgentemente pesquisas que possam vir a fornecer evidências robustas, de acordo com as normas internacionais de segurança, efetividade e aplicabilidade clínica do CBD”, ressaltou o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

Para utilização do canabidiol, os pacientes vão preencher critérios de indicação e contraindicação para que as doses do medicamento sejam utilizadas de maneira adequada. Os critérios vão levar em conta a resistência das crianças ou adolescente aos tratamentos convencionais.


portal correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assunção registra falecimento de Maria do Carmo Pedro, conhecida carinhosamente por 'Dona Kátia'

Calendário do Bolsa Família 2026: datas de pagamento são divulgadas

'Grupo da Resenha' anuncia a 9ª edição do Jogo da Amizade