Ministro palestino morre durante protesto na Cisjordânia

CISJORDÂNIA — Um ministro palestino morreu nesta quarta-feira durante uma manifestação contra assentamentos judaicos na Cisjordânia. Um manifestante que participava do ato contou ao jornal “Haaretz” que viu um oficial da Polícia de Fronteira bater em Ziad Abu Ein com a coronha de sua arma e chutá-lo. O Exército israelense nega ter havido confronto e disse acreditar que Abu Ein tenha morrido de ataque cardíaco.
Abu Ein, responsável por assuntos vinculados a assentamentos israelenses, foi levado às pressas do local por uma ambulância, no vilarejo de Turmusiya, mas morreu a caminho da cidade palestina vizinha de Ramallah. Segundo sua família, ele sofria de diabetes e pressão arterial elevada.
Segundo Mahmoud Aloul, um dos principais membros do movimento Fatah, o ministro estava entre dezenas de manifestantes que participavam de um protesto contra assentamentos judaicos na Cisjordânia. Na tentativa de conter os palestinos, as tropas israelenses lançaram gás lacrimogêneo contra eles e depois bateram em alguns dos participantes com o cabo de suas armas, segundo testemunhas. Um repórter israelense presente no local contestou a versão, afirmando não ter visto o ministro ser agredido.
O Exército israelense disse que não houve confronto físico direto entre os soldados, e o incidente ainda está sendo investigado. As Forças Armadas devem divulgar mais detalhes sobre as circunstâncias do incidente em breve. As autoridades palestinas permitiram a participação de um perito israelense na autópsia.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, classificou a morte de Abu Ein de “ato bárbaro que não pode ser tolerado ou aceito” e anunciou três dias de luto nacional.
“Tomaremos as medidas necessárias depois de conhecer os resultados da investigação sobre o caso”, disse Abbas em um comunicado.
Em protesto contra a morte do ministro, palestinos em Ramallah fecharam lojas e atiraram pedras contra soldados israelenses que faziam a guarda de um assentamento fora da cidade, informaram fontes de segurança palestinas.



o globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção

Tragédia: Bebê é atropelada sem querer pelo irmão na garagem de casa em Areia de Baraúnas