Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo segue até o dia 31

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo continua até o dia 31 de dezembro. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa convoca os pais e responsáveis para levarem as crianças menores de cinco anos aos postos de vacinação para serem imunizadas. A orientação é do Ministério da Saúde (MS), que estendeu o calendário para os estados e municípios que ainda não atingiram as metas de vacinação.
Na Capital, já foram vacinadas 42.140 crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias contra poliomielite, o que representa 88,06% da população;  e 31.686 crianças a partir de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias com a tríplice viral, que representa 75,08% da população infantil.
Chiara Dantas, coordenadora de imunização da SMS, reforça que a vacinação é uma forma de evitar o aparecimento de casos de paralisia infantil e, principalmente, do sarampo. “A forma mais eficaz da prevenção é a vacinação, só assim podemos evitar o surgimento da doença e as complicações provocadas por ela. Também precisamos ficar em alerta, pois o verão e as férias estão chegando e com eles a possibilidade de contágio aumenta,” afirma a coordenadora.
Os pais e responsáveis devem levar as crianças que ainda não foram imunizadas às Unidades de Saúde da Família (USFs) mais próximas de sua residência para que sejam administradas as doses das vacinas VOP (vacina oral contra pólio) que previne contra a paralisia infantil e a tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, em 2013, foram confirmados seis casos de sarampo no município. Já em 2014, nenhum caso foi confirmado até o momento.
A coordenadora de imunização da SMS lembra que as meninas entre 11 e 13 anos que ainda não tomaram a primeira ou segunda dose da vacina contra o HPV também devem ir as USFs para serem imunizadas. “A vacina contra o HPV é oferecida diariamente nas unidades de saúde, basta se dirigir à unidade portando o cartão de vacina”, orienta Chiara.
Contraindicações – Não devem tomar a vacina crianças com febre, imunossupressão, alergia ao componente da vacina, alergia a proteína do leite, uso de corticoide em doses altas, quimioterapia ou que tenha realizado transplante de médula óssea.



blog do gordinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção