O Blog do GUEDES parabeniza todas as mulheres pelo seu dia


Blog do GUEDESneste domingo 8 de Março, homenageia as mulheres pelo seu dia, as mulheres do Cariri e em especial as  mulheres assunçãoenses por anos de lutas e esforços que sempre demonstraram. Um feliz Dia das Mulheres também, para as queridas leitoras do nosso Blog, vocês contribuem imensamente com o nosso trabalho!
Desejamos as mulheres que os seus Direitos sejam conquistados todos os dias! 
Um pouco da História das Lutas das Mulheres:
Lutas pelos direitos femininos começaram no século XVIII (18), porém, a palavra feminismo só apareceu, mesmo, no final do século 19. Considerando de forma didática, o movimento feminista passou por três importantes momentos ao longo da História.
O primeiro foi marcado pelas reivindicações por direitos democráticos, incluindo direito ao voto, divórcio, educação e trabalho. Neste ponto, destaca-se o movimento sufragista, iniciado na Inglaterra em 1867 e reforçada em 1869 nos Estados Unidos. O movimento teve voz no contexto da urbanização e na industrialização do século 19.
Na década de 60, o segundo momento foi marcado pela liberação sexual, especialmente, com a criação do primeiro contraceptivo oral. Figuras como Simone de Beauvoir e Betty Friedan desconstruíram o papel, até então, convencionado para a mulher na sociedade.
Em setembro de 1968, em Atlantic City, saíram às ruas para protestar contra os estereótipos femininos e a “ditadura da beleza”. A ideia inicial era promover uma queima de sutiãs mas, isso acabou não acontecendo.
A luta sindical do dos anos 70 marcou o início do terceiro momento. No Brasil, a mobilização seguiu firme pela construção de creches para os filhos das trabalhadoras, igualdade salarial, entre outros direitos.
Porém, ao longo de toda a História, o movimento feminista foi marcado pela luta por justiça e igualdade empreendida pelas mulheres. No contexto da Revolução Industrial, o feminismo se solidificou tendo o movimento operário como grande aliado.
Dois acontecimentos marcaram essa época, sendo elas as greves de 1857 e 1911. A primeira, em 08 de março, contou com a paralisação de uma semana de operárias têxteis, duramente reprimidas pela polícia. Reprimidas e queimadas vivas dentro da fábrica.
O segundo episódio foi a greve de 25 de março que culminou no incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist Company. Dos 146 operários mortos, 100 eram mulheres. Os dois acontecimentos se juntaram para instituir março como o mês da mulher.
Atualmente, mulheres de todo o mundo continuam engajadas nas temáticas anteriores e buscam, principalmente, o fim da misoginia, destruindo estereótipos que impedem mais conquistas por parte do sexo feminino.

Redação
Com Informação da Escola Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção