O Blog do GUEDES parabeniza todas as mulheres pelo seu dia
O Blog do GUEDES, neste domingo 8 de Março, homenageia as mulheres pelo seu dia, as mulheres do Cariri e em especial as mulheres assunçãoenses por anos de lutas e esforços que sempre demonstraram. Um feliz Dia das Mulheres tambĂ©m, para as queridas leitoras do nosso Blog, vocĂȘs contribuem imensamente com o nosso trabalho!
Desejamos as mulheres que os seus Direitos sejam conquistados todos os dias!
Um pouco da HistĂłria das Lutas das Mulheres:
Lutas pelos direitos femininos começaram no sĂ©culo XVIII (18), porĂ©m, a palavra feminismo sĂł apareceu, mesmo, no final do sĂ©culo 19. Considerando de forma didĂĄtica, o movimento feminista passou por trĂȘs importantes momentos ao longo da HistĂłria.
O primeiro foi marcado pelas reivindicaçÔes por direitos democråticos, incluindo direito ao voto, divórcio, educação e trabalho. Neste ponto, destaca-se o movimento sufragista, iniciado na Inglaterra em 1867 e reforçada em 1869 nos Estados Unidos. O movimento teve voz no contexto da urbanização e na industrialização do século 19.
Na dĂ©cada de 60, o segundo momento foi marcado pela liberação sexual, especialmente, com a criação do primeiro contraceptivo oral. Figuras como Simone de Beauvoir e Betty Friedan desconstruĂram o papel, atĂ© entĂŁo, convencionado para a mulher na sociedade.
Em setembro de 1968, em Atlantic City, saĂram Ă s ruas para protestar contra os estereĂłtipos femininos e a “ditadura da beleza”. A ideia inicial era promover uma queima de sutiĂŁs mas, isso acabou nĂŁo acontecendo.
A luta sindical do dos anos 70 marcou o inĂcio do terceiro momento. No Brasil, a mobilização seguiu firme pela construção de creches para os filhos das trabalhadoras, igualdade salarial, entre outros direitos.
Porém, ao longo de toda a História, o movimento feminista foi marcado pela luta por justiça e igualdade empreendida pelas mulheres. No contexto da Revolução Industrial, o feminismo se solidificou tendo o movimento operårio como grande aliado.
Dois acontecimentos marcaram essa Ă©poca, sendo elas as greves de 1857 e 1911. A primeira, em 08 de março, contou com a paralisação de uma semana de operĂĄrias tĂȘxteis, duramente reprimidas pela polĂcia. Reprimidas e queimadas vivas dentro da fĂĄbrica.
O segundo episĂłdio foi a greve de 25 de março que culminou no incĂȘndio da fĂĄbrica Triangle Shirtwaist Company. Dos 146 operĂĄrios mortos, 100 eram mulheres. Os dois acontecimentos se juntaram para instituir março como o mĂȘs da mulher.
Atualmente, mulheres de todo o mundo continuam engajadas nas temĂĄticas anteriores e buscam, principalmente, o fim da misoginia, destruindo estereĂłtipos que impedem mais conquistas por parte do sexo feminino.
Redação
Com Informação da Escola Educação
ComentĂĄrios
Postar um comentĂĄrio