Saiba quanto tempo vivem e quanto voam mosquitos da dengue, zika e chikungunya


Arboviroses são doenças causadas por vírus que são transmitidos por insetos como o Aedes aegypti para os seres humanos ou mesmo para os animais. É o caso da dengue, zika, chikungunya e a febre amarela. Pesquisadores brasileiros do Instituto Evandro Chagas, no Pará, que estudam doenças tropicais, já conseguiram encontrar mais de 100 tipos de vírus que podem ser transmitidos por insetos, num ciclo que ocorre nas matas entre os mosquitos silvestres e animais como, por exemplo, os macacos. É o que explica o entomologista Hamilton Monteiro.

“Desses arbovírus comprovados, só 34 acometem o homem, que infectam o homem, porque tem vírus que estão na natureza em equilíbrio com os animais, que são bons hospedeiros de vírus, que não morrem... aves, pacas, tatus, cotias. A gente consegue porque nós vamos lá dentro da mata capturar os mosquitos e capturar esses animais. De alguns animais a gente consegue isolar esses vírus, não quer dizer que vai ser admitido para o homem. Mas o homem, quando entra na mata, ele está suscetível a contrair talvez um arbovírus desse”, disse o pesquisador do Instituto Evandro Chagas.

Segundo Hamilton, os mosquitos transmissores de doenças podem viver por muito tempo:

“O mosquito, depois de infectado, fica infectado pelo resto da vida dele! Em laboratório nós já conseguimos ficar com ele aqui no Evandro Chagas por 72 dias. Tem outros relatos na literatura de que chega até a 90 dias, três meses. Na natureza não se pode precisar por quanto tempo ele vive. Uma média de 45 dias, com certeza, ele vai viver.“ 

E os mosquitos selvagens voam longe, até 15 km na natureza. No caso do mosquito urbano, também ocorre a transmissão transavoriana, ou seja, ele também pode transferir os vírus para os descendentes através dos ovos. E não acaba aí. Os ovos podem permanecer por até 400 dias aguardando um ambiente propício para eclodirem, como explica Hamilton Monteiro: 

“Quando vem muita chuva, propiciam-se muitos criadouros para esse mosquito e mais probabilidade de vírus. Daí um vírus que está circulando naquela área pode se infectar e forma uma epidemia. 

A melhor maneira de prevenir as doenças é combater os mosquitos e não deixar água parada em lugares que podem se tornar criadouros desses insetos. Além disso, é importante usar corretamente o repelente antes de entrar nas matas.



Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção