O real significado do feriado de XV de Novembro


Para homenagear a Proclamação da República, o XV de Novembro se tornou um feriado nacional. Mas, a maioria das pessoas não sabe ao certo o que a data significou e significa para o contexto político brasileiro. De acordo com o professor de história Maurício Ghedin Correa, o feriado é “esvaziado” de significado.
“Comemora-se a situação atual sem uma leitura política do valor da república”, fala o professor. Correa avalia que a população não tem o hábito de refletir sobre datas históricas e políticas, e usa a ditadura como um desses exemplos políticos.
De modo sucinto, o feriado da Proclamação da República tem por objetivo comemorar e relembrar a data em que o Brasil deixa de fazer parte do regime monárquico e passa a ser uma república.
Conforme o professor de história Walbert Pinheiro, a criação de um partido republicano, a insatisfação do exército – que teve ascensão na Guerra do Paraguai – com o rei e os interesses da Inglaterra em tornar o Brasil uma república foram os principais fatores a contribuir para a proclamação.
“A Inglaterra tinha interesse em acabar com o regime monárquico, pois ele era um entrave no regime capitalista. Ela queria que o capitalismo chega-se a outros continentes”, explica Pinheiro. Se tornando uma república, o Brasil entrou no mercado mundial como fornecedor de matérias-primas.
O regime republicano e a democracia
Ao se falar em república é impossível não a associar com a democracia. O professor Pinheiro explica que esta palavra significa democracia e autonomia, mas que na prática é diferente. “Democracia é uma construção, não se faz por caneta”. O professor Correa relata que foi somente a partir da década de 30 que a democracia ganhou espaço no Brasil. 
“A república velha foi consolidada com o Marechal Teodoro da Fonseca, mas ela não era democrática. É importante destacar que a população pobre não participou da proclamação”, acentua. Mas, a data de 15 de novembro e seu contexto são fundamentais nas aulas ministradas por Correa, sendo trabalhada em sala para que os alunos possam compreender mais a história e política atual. “A república é conteúdo base do Brasil contemporâneo”.


Com Cromos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção