Pular para o conteúdo principal

Detentos desenvolvem projetos de ressocialização na Colônia Penal Agrícola no interior da PB; confira imagens


Passar pela prisão se torna um estigma na vida de todo ex-detento. Isto ocorre porque a sociedade, com suas razões, tem receio de se envolver com pessoas que já cometeram delitos, mesmo que estas já tenham cumprido sua pena e respondido por seus atos. Desta forma, o trabalho de ressocialização dos encarcerados deve, sem sombra de dúvida, ocorrer enquanto eles estão reclusos, sob vigilância do Estado.

Na Colônia Penal Agrícola do Sertão em Sousa, existem alguns projetos que os detentos estão participando com o objetivo de preparar os encarcerados para o retorno à sociedade.

Segundo informações do diretor da unidade prisional, Wescley de Lira Mota, no total são 55 detentos que estão participando dos projetos, atingindo quase 34% da população carcerária da Colônia Penal Agrícola do Sertão.

De acordo ainda com informações do diretor, atualmente 15 apenados estão participando na produção agrícola, 10 estão trabalhando na reforma da nova sede do 14º Batalhão de Polícia Militar, 30 estão empenhados no projeto "Costurando o Futuro", parceria com uma fábrica da região, na fabricação de bolas.

Wescley de Lira Mota disse ainda que no futuro bem próximo será implantada uma fábrica de tijolos de concretos, além de uma parceria com o Poder Judiciário para instalar uma panificadora para qualificar os presos e os pães servirem de alimentação para a população carcerária da Colônia.

“Acreditamos que essa é melhor maneira de atingir este resultado é mostrando que o preso é capaz de viver e conviver com os demais, contribuindo com os mesmos, por meio do fruto de seu trabalho, que só faz dignificar a pessoa.” Disse o diretor.

A cada 3 dias trabalhados, o preso tem direito de diminuir 1 dia de pena. Com a execução dos projetos citados fica claro que o encarcerado, que mesmo atrás das grades continua dotado de direitos e deveres para que consiga se recuperar de suas condutas delituosas, e não volte a ser um reincidente no crime, como, infelizmente, ocorre na maioria dos casos. 









Com Sertão Informado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: Jovem natural de Junco do Seridó e esposa morrem afogados em praia do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira(1), o jovem Damião Silva de Medeiros, 36 anos, natural do Distrito de Bom Jesus, município de Junco Do Seridó, juntamente com sua esposa a jovem Paola Silva, 25 anos, morreram de forma trágica. O casal caiu no mar após tentar salvar os cães que haviam caídos na água. Damião Medeiros, é filho de Dona Marluce e do senhor Janduí (Janda), moradores do Distrito de Bom Jesus, município de Junco, o jovem morava no Rio de Janeiro havia um bom tempo. Blog do Guedes Com G1

EXCLUSIVO: Jovem assunçãoense envolvido em acidente de moto não resiste e vem a óbito

O jovem Ginaldo Júnior Silva Alves, 19 anos, não resistiu aos ferimentos após sofrer um acidente de moto na madrugada desta segunda-feira(3), nas proximidades de Tito Churrascaria, em Assunção, afirmou a mãe do jovem. O mesmo ainda foi socorrido para o Hospital de Taperoá mas não resistiu, Júnior como era conhecido, deixa esposa e um filho de apenas 1 ano e três meses de idade. Segundo informações de populares o jovem perdeu o controle da motocicleta vindo a colidir contra uma árvore. Vídeo do local do acidente . Blog do Guedes

EXCLUSIVO: Corpo de homem é encontrado boiando no Açude do Distrito da Barra de Juazeirinho

O corpo do jovem Edivânio dos Santos, 32 anos, foi encontrado boiando nas águas do Açude da Barra, na manhã desta terça-feira (23). De acordo com informações de populares, Edivânio é pescador e morador do sítio Escurinha, zona rural de Juazeirinho. Van, como era popularmente conhecido teria saído ontem(22) por volta das 10h para pescar e não retornou mais para sua residência. Os familiares sentiram sua falta, foram ao açude saber o que havia ocorrido, chegando ao local encontraram sua moto e alguns pertences as margens do reservatório. Os Bombeiros foram acionados, iniciaram as buscas, mas devido a escuridão os profissionais suspenderem á ação e retornaram pela manhã desta terça-feira, quando o corpo finalmente foi encontrado. O jovem era casado e deixa um filho de nove anos. Blog do Guedes