Detentos desenvolvem projetos de ressocialização na Colônia Penal Agrícola no interior da PB; confira imagens


Passar pela prisão se torna um estigma na vida de todo ex-detento. Isto ocorre porque a sociedade, com suas razões, tem receio de se envolver com pessoas que já cometeram delitos, mesmo que estas já tenham cumprido sua pena e respondido por seus atos. Desta forma, o trabalho de ressocialização dos encarcerados deve, sem sombra de dúvida, ocorrer enquanto eles estão reclusos, sob vigilância do Estado.

Na Colônia Penal Agrícola do Sertão em Sousa, existem alguns projetos que os detentos estão participando com o objetivo de preparar os encarcerados para o retorno à sociedade.

Segundo informações do diretor da unidade prisional, Wescley de Lira Mota, no total são 55 detentos que estão participando dos projetos, atingindo quase 34% da população carcerária da Colônia Penal Agrícola do Sertão.

De acordo ainda com informações do diretor, atualmente 15 apenados estão participando na produção agrícola, 10 estão trabalhando na reforma da nova sede do 14º Batalhão de Polícia Militar, 30 estão empenhados no projeto "Costurando o Futuro", parceria com uma fábrica da região, na fabricação de bolas.

Wescley de Lira Mota disse ainda que no futuro bem próximo será implantada uma fábrica de tijolos de concretos, além de uma parceria com o Poder Judiciário para instalar uma panificadora para qualificar os presos e os pães servirem de alimentação para a população carcerária da Colônia.

“Acreditamos que essa é melhor maneira de atingir este resultado é mostrando que o preso é capaz de viver e conviver com os demais, contribuindo com os mesmos, por meio do fruto de seu trabalho, que só faz dignificar a pessoa.” Disse o diretor.

A cada 3 dias trabalhados, o preso tem direito de diminuir 1 dia de pena. Com a execução dos projetos citados fica claro que o encarcerado, que mesmo atrás das grades continua dotado de direitos e deveres para que consiga se recuperar de suas condutas delituosas, e não volte a ser um reincidente no crime, como, infelizmente, ocorre na maioria dos casos. 









Com Sertão Informado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem é executado com vários tiros em Assunção

Jovem assunçãoense morre vítima de acidente de moto na PB-238 entre Assunção e Taperoá

Insegurança: Mulher é atingida por tiro no rosto em tentativa de homicídio em Assunção